quarta-feira, 24 de junho de 2009

A escalar com muito estilaço!!!!

Cada vez me convenço mais que esta minha Filha esbanja charme por todo o lado... ora digam lá se não tenho razão?! Até a fazer escalada ela dá um arzinho da sua graça. Se alguma vez ouvirem dizer que para fazer escalada é obrigatório o uso de uma bela sandaloca prateada e com brilhantes já sabem de quem é a culpa...

domingo, 21 de junho de 2009

O cientista Afonso

Uma das actividades circum-escolares do Afonso é a Ciência Divertida e na passada terça-feira os Pais foram convidados a assistir à aula para verem o que já sabem fazer os seus cientistas.


A primeira experiência consistiu em pôr um relógio a funcionar sem pilhas. Para isso usaram uma toranja, duas placas de zinco, duas placas de latão e os respectivos "crocodilos" e não é que funcionou???


No segundo momento mostraram como funcionam os submarinos. Para isso recorreram a uma garrafa de plástico, a uma palhinha e claro, a um reservatório de água.

Confesso que gostei imenso, mas gostaria de ter visto coisas mais empolgantes (leia-se mirabolantes), tipo explosões... estarei a pedir de mais? Ou será que só lhes ensinam isso na última aula do 12º. ano para não correrem o riso de os miúdos mandarem o Colégio pelos ares? Quem sabe a professora não se entusiasma com as minhas ideias e não ouse mais na aula da Margarida? Depois conto tudo, é já na próxima sexta-feira.

"O bicho-da-seda sempre a trabalhar...

... Tece o seu casulo para lá morar

Que grande surpresa vai acontecer:

Linda borboleta vai de lá nascer!"
Esta foi a maneira simples que tivemos de retratar o ciclo de vida do bicho-da-seda para o trabalho da Margarida. E ao que parece foi demasiado redutora: os colegas de turma (era quem avaliava) acharam que tinha pouca informação... mal sabem eles é o trabalho que deu fazer o raio do bicho que estava constantemente a desistegrar-se, mas chegou à escola inteirinho. Podia ser o que tinha menos informação, mas era o mais original. Deixa lá Princesa, afinal quem não sabe que o bicho-da-seda nasce de uns ovinhos, come folhas de Amoreira, faz um casulo onde se transforma numa borboleta horrorosa que põe os tais ovinhos? Toda a gente, certo?! Mas o que pouca gente sabe é fazer um bicho-da-seda tão bonito como o teu... ai pois é!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Actividades para o Verão



Hoje abriam as inscrições para as "Férias Desportivas" na escola dos miúdos. E como Mãe bem mandada, lá fui eu inscrevê-los.
A escolha do Afonso foi o Xadrez, a da Margarida a Artimanha das Artes. Até aqui tudo bem. O pior foi quando o senhor que está a coordenar as inscrições me perguntou quais eram as duas actividades complementares para a Margarida... não me tinha apercebido que tinha de fazer essa escolha, pior não tinha perguntado à Margarida o que ela queria fazer e queria deixar já hoje este assunto resolvido conforme lhes havia prometido. "Quais são as opções?" perguntei. Resposta:
- Futebol (o quê? a minha Princesa de chuteiras e as esfalfar-se a correr atrás de uma bola? não estou a ver... só se houvesse a opção de ser "menina da claque"... não há? ok então quais são as outras opções?);
- Ténis (bem... menos mal, pode ser "apanha bolas"? não? então esqueça lá isso!);
- Natação e Ginástica.
Bem, perante este cenário só me restou optar pelas duas últimas hipóteses, pelo menos aguenta-se a nadar sem se afogar (ok, sem grande espírito competitivo, mas com graaaaande estilo) e até já ultrapassou o trauma de não gostar de dar cambalhotas para trás.
Mãe sofre!!!

O manjerico acrobata!



Ontem quando fui ao hiper-mercado comprei 2 manjericos, um para cada um dos meus filhos levar para a sua sala de aula. O Afonso como é mais envergonhado e reservado não quis levar, mas a Margarida quis.
Hoje coloquei o belo do manjerico dentro de um saco de... papel! De facto tenho de admitir que a ideia não foi muito boa, mas às 7 e pouco da manhã o meu cérebro ainda está no modo stand by. Resultado: quando o tirei do porta-bagagens, talvez resultado da humidade que saiu do vaso, o saco rasgou-se e... o manjerico deu um salto mortal com flic flac à rectaguarda direitinho ao chão! Claro está que os miúdos se fartaram de rir, mas por sorte o pobre manjerico e o seu vaso lá sobreviveram a esta aventura. Depois do livro que ganhou asas, só faltava mesmo um manjerico acrobata!

Do fds passado


No fds passado, e porque o tempo convidava, fomos até Tróia. Depois de ter de dizer um milhão de vezes aos miúdos que ainda não podiam ir para a piscina foi altura de lhes dizer sim. À espera deles para a abertura balnear estava um torpedo que o Pai lhes tinha comprado... claro que a "máquina", como eles chamam, só tinha descanso quando acabava a bateria. Pobre máquina, o que sofreu: foram dois dias de uso intensivo!
Quem não teve uso intensivo foi o protector solar e o resultado foram uns ombros cozidos! Pois é, sábado à tarde, depois da minha sesta (sim, não sei o que se passa, mas em Tróia dá-me sempre para isto a seguir ao almoço...) perguntei ao Pedro se tinha posto creme aos miúdos. "Claro, Patroa!" foi a resposta. Fiquei descansada.
Ao final da tarde reparei que os ombros do Afonso estavam um pouco vermelhos... "Pedro, tens a certeza que puseste creme nos miúdos?" perguntei. "Já te disse que sim, pus logo de manhã!" foi a resposta. Ok, será que ele não sabe que o protector solar se é para ir aplicando ao longo do dia???
No outro dia as instruções que dei ao Afonso é que mesmo dentro de água não podia tirar a t-shirt. "Mas isso não dá jeito nenhum com a máquina...eu ponho muito creme, vá lá Mãe...". Não é o raio do miúdo assim que acaba de meter o creme meteu-se logo debaixo do chuveiro para ir para a piscina...? "Não acredito... Afonso não podes ir já para dentro de água", disse eu em pânico. Nesta altura o Pedro diz "Patroooooa, aqui diz que é resistente à água". Claro que é resistente à água mas só depois de se entranhar convenientemente na pele, certo??? Resultado, no domingo os ombros do Afonso passaram de cozidos a assados! Por solidariedade o Pedro estava todo assado (com um "ganda bronze" como ele diz)... é que ele nunca põem creme...

Ballet



A Margarida pratica ballet na escola que frequenta e todos os anos, por esta altura, há uma aula aberta para os pais verem o que as suas bailarinas já sabem fazer.
Sexta-feira passada foi esse dia e por isso lá estava eu pronta para "babar" com as habilidades da minha menina (desta vez confesso que ía mais confiante com o sucesso dela...). E de facto vim de lá de "papo cheio": a professora não parou de a elogiar. Acho que herdou da minha Mãe o dom das artes: o ballet e o desenho. Será por serem ambas canhotas? Há quem defenda que sim...
Parabéns Filhota, estiveste lindamente! Para apagar a tua menos boa (leia-se péssima) prestação no torneio de natação da semana passada a Mãe vai ver se consegue que se faça um torneio de ballet, ok?