domingo, 13 de janeiro de 2008

Mais uma tarde bem passada!

Ontem o Afonso e a Margarida tinham à sua frente mais um desafio: fazer um comboio bem divertido, bem saboroso e muito guloso! Depois de envergarem o avental e o chapéu de cozinheiro lá meteram mãos à obra: tudo começou com uma torta à qual juntaram bolachas, gomas, smarties... e o resultado foi brilhante! Parabéns Filhotes, vocês são uns artistas!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O Bolo-Rei da Margarida

Ontem a Margarida trouxe o seu Bolo-Rei que confeccionou na escola. Com muita pena nossa este será o último... é que este ano ela é finalista (como ela própria diz com muito orgulho) e para o ano começará com novas responsabilidades. Acreditem, este é o melhor Bolo-Rei que comi em toda a minha vida (até o Pedro repete sempre)! Ele vem sempre acompanhado pela receita, mas diz quem já experimentou fazer que não fica igual... não percebo qual será a razão... será que aquelas mãozinhas mágicas estiveram a fazer plasticina antes de confeccionarem o bolo e não foram lavadas? será que espirram para cima do bolo sem colocarem a mão à frente da boca?... pois ninguém sabe o segredo ou então estará mesmo fechado a 7 chaves! Parabéns Margarida, o bolo estava fantástico!!!
Para os mais afoitos na cozinha aqui fica a receita:
"Bolo-Rei caseiro"
1. Ingredientes para o fermento: 100g de farinha de trigo; 60g de fermento de padeiro; 1dl de leite ligeiramente amornado. Para completar o bolo-rei: 800g de farinha de trigo; 225g de margarina; 225g de açúcar; raspa de laranja; 6 ovos; 1 cálice de brandy (brandy??? será este o segredo: os miúdos bebem o resto q fica no copo?); 1 pitada de sal; farinha para polvilhar qb e 250g de frutas sortidas.
Ponha de parte umas tantas frutas cristalizadas que, cortadas em tiras, são para decorar o bolo.
As frutas restantes devem ser picadas miúdas.
2. Amasse o fermento com a farinha e o leite; faça uma bola, dê-lhe um golpe em cruz e deixe levedar.
3. Coloque as 800g de farinha sobre a mesa, abra uma cavidade larga ao centro e deite aí a margarina, o açucar e a raspa de laranja, amassando-a muito bem.
4. Continuando a amassar, adicione o fermento e os ovos, um a um, ligando muito bem. Junte por fim o cálice de brandy.
5. Envolva tudo com farinha e amasse com energia (coitados dos miúdos...), cortando a massa com as mãos e batendo-a vivamente (agora percebo porque ontem a Margarida adormeceu tão cedo...) de modo a ficar fofa e leve, até que, com a ajuda de um pouco de farinha se descole. Misture na massa as frutas picadas, as passas, as nozes e os pinhões. Amasse, envolvendo tudo e formr uma bola.
6. Deixe levedar dentro de um alguidar coberto com um pano e em ambiente aquecido.
7. Logo que tenha levedado, duplicando de volume, despeje a massa em cima da mesa e pese porções de 880g pois cada uma dará um bolo de quilo. As quantidades que indicámos chegam normalmente para dois, de um quilo cada.
8. Abra ao meio e dê-lhe a forma de bolo-rei (em argola) e introduza a fava e a prenda, se desejar.
9. Coloque num tabuleiro e deixe levedar mais umas horas até duplicar de novo o volume (puxa! devem ter estado todo o dia na cozinha... coitados) e pinte depois com ovo batido, mas muito de leve para não deformar.
10. Coloque por cima as frutas de decoração e os montinhos de açúcar em pó. Leve a cozer em forno médio durante 20 a 25 minutos. Deve ficar cozido e bem fofinho (sim, estava). Para verificar espete-lhe um palito. Se pretende que as frutas fiquem brilhantes pinte-as com geleia.

Feliz 2008!

Antes de colocar mais alguma coisa (aqui só tenho é praticamente colocado é fofocas...) quero desejar a todos quantos me visitam um 2008 cheio de coisas boas!