quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Desafio - Parte II
Aqui fica o resultado da árvore genealógica que a Margarida teve de fazer... é claro que teve a ajuda da prendada mãe (e modesta também, eheheh). Tudo o que está escrito foi ela que escreveu com excepção do "f" da palavra Afonso é que para além de ainda não ter aprendido, não foi fácil ensinar-lhe uma vez que ela é canhota e eu não... vou deixar essa tarefa para a Professora que certamente saberá melhor que eu como contornar essa dificuldade.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Mais um desafio...
Desta vez tínhamos de fazer um Presépio em Família para a turma do Afonso e este foi o resultado! Mas não foi fácil chegar aqui, é que para além de termos um membro da Família ausente (o Pedro estava a fazer as 24 horas de Fronteira) tivemos alguns precalços... primeiro foi o fundo feito inicialmente em fino que depois de uma trabalheira enorme encrequelhou-se todo ao sair do forno, depois foi a Maria que não cabia dentro da moldura - tivemos que lhe partir o manto que por arrasto levou parte da sua linda cabeleira loira. Enfim... só problemas, mas acho que no final o resultado ficou satisfatório, que acham?
Agora temos de fazer a nossa árvore genealógica para a turma da Margarida, vamos lá ver se nos corre melhor...
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
A Margarida foi para a Primária
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Golden Retriever - Parte II
domingo, 17 de agosto de 2008
Até sempre Pepe!
Poucos minutos haviam passado de ter colocado o post anterior e as minhas suspeitas confirmavam-se: o Pepe tinha adormecido para a eternidade. Partiu calmamente, contrariamente à vida enérgica que sempre teve. Até sempre Pepe, nunca me esquecerei de ti!
sábado, 16 de agosto de 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Um pequeno susto...






Cliquem nas fotos para as verem maiores e não perderem pitada, vão ver que vale a pena!
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Ontem a família aumentou!!!
Na nossa casa já há mais animais irracionais domésticos que racionais, sim, isto porque eu nunca consegui contabilizar os caracóis, as lagartixas, etc, etc, etc. Anteontem à tarde, quando cheguei a casa, a Sandra disse-me que achava que a Branquinha (a coelha da Margarida) estaria grávida - dentro da "toca" havia um tufo de pêlo misturado com feno. Daquilo que eu já sabia isso de facto era um indício de que ela estaria grávida, mas ambas estávamos longe de saber é que quando as coelas fazem o "ninho" a coisa já está por horas... Pois é! Ontem a Sandra deu-me a notícia: "já é avó!" e devo dizer-vos que me sinto muito bem neste papel: as rugas ainda são escassas e os cabelos brancos tenho-os pintados de louro! eheheh
É claro que perante tal notícia fui a correr a casa conhecer o novo elemento da família (bem... um pelo menos é, não sabemos se há mais - é que segundo os especialistas não se deve mexer no ninho) que estava quase em frente è entrada da toca, mas no meio da mistura de pêlo e de feno apenas deu para ver uma patinha no ar (estaria a dizer olá???) e pouco mais. Fica prometida a foto quando for possível, ok?
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Ontem foi Dia da Mãe


Ontem todas as Mães do Mundo estiveram de parabéns: incluindo eu! O meu filho Afonso ofereceu-me um porta-chaves que fez em fimo com a inicial do meu nome. Adorei, mas rapidamente lhe perguntei se poderia utilizar o X como pendente num colar - é que despistada como sou rapidamente o X se transformaria em Y ou V na primeira vez que eu deixasse cair ao chão (depois lá teria de passar a ser Yasmine ou Vanessa...). Haviam de ver como ele ficou orgulhoso! Mas orgulhosa também fiquei eu ao ver que juntamente com o porta-chaves vinha um rolinho de papel com uma composição feita por ele subordinada ao tema "A minha Mãe".Logo na primeira frase estava: "Eu gosto muito da minha Mãe porque ela é muito gira" (Uau! Ninguém fica indiferente a um elogio destes!... o meu Filho tem mesmo bom gosto! eheheh). Na segunda frase estava "A minha Mãe é loira...(o que ele ainda não descobriu é que os cabeleireiros fazem estes milagres) ...e magra" (bom, esta deixou-me nas nuvens! E não se esqueçam da velha máxima de que as crianças são sempre sinceras, por isso, ainda mais nas nuvens fiquei! Sim, é que no alto dos meus 70kg ainda há alguém que me ache magra, não é fantástico?!).
Quanto à minha filha Margarida apenas celebrámos hoje na escola. Começámos por receber os presentinhos que eles fizeram na escola: um saquinho de pano para as molas da roupa decorado a preceito. E reparem como o meu ficou lindo: no meu estendal ela colocou uns corsários de ganga, uma camisola e uma cuequinha! Depois fizemos um desenho conjunto onde era obrigatório estarmos as duas retratadas. Mas a maior surpresa ainda estava para vir: é que tivemos de fazer a aula de ginástica juntamente com eles! Aquilo é que foi saltar, correr, pular... e no fim ainda tivemos de fazer o mesmo exercício que eles tinham feito no sarau da Festa das Famílias - por sorte as mães estavam dispensadas de fazer a cambalhota, porque acho que de outra forma aquilo seria uma verdadeira comédia! Eu pelo menos já me estou a imaginar a sair toda torta da cambalhota e ir chocar com outra mãe ou com a sua criança... Uma coisa é certa: estivemos todo o tempo a rir e saímos de lá todas bem dispostas e apesar de ter saído cansada (sim, é que foram 40 min de exercício intenso!) tenho a certeza que me lembrarei para sempre desta comemoração - é que para além desta ter sido divertida e bem diferente das anteriores, foi também a última... para o ano a minha bebé já vai para a Primária e apenas trará o presentinho...snif, snif.
sexta-feira, 14 de março de 2008
BOA PÁSCOA PARA TODOS!!!
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Colar Infantil 002
domingo, 13 de janeiro de 2008
Mais uma tarde bem passada!
Ontem o Afonso e a Margarida tinham à sua frente mais um desafio: fazer um comboio bem divertido, bem saboroso e muito guloso! Depois de envergarem o avental e o chapéu de cozinheiro lá meteram mãos à obra: tudo começou com uma torta à qual juntaram bolachas, gomas, smarties... e o resultado foi brilhante! Parabéns Filhotes, vocês são uns artistas!
Etiquetas:
Coisas da Margarida,
Coisas do Afonso
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
O Bolo-Rei da Margarida
Ontem a Margarida trouxe o seu Bolo-Rei que confeccionou na escola. Com muita pena nossa este será o último... é que este ano ela é finalista (como ela própria diz com muito orgulho) e para o ano começará com novas responsabilidades. Acreditem, este é o melhor Bolo-Rei que comi em toda a minha vida (até o Pedro repete sempre)! Ele vem sempre acompanhado pela receita, mas diz quem já experimentou fazer que não fica igual... não percebo qual será a razão... será que aquelas mãozinhas mágicas estiveram a fazer plasticina antes de confeccionarem o bolo e não foram lavadas? será que espirram para cima do bolo sem colocarem a mão à frente da boca?... pois ninguém sabe o segredo ou então estará mesmo fechado a 7 chaves! Parabéns Margarida, o bolo estava fantástico!!!
Para os mais afoitos na cozinha aqui fica a receita:
"Bolo-Rei caseiro"
1. Ingredientes para o fermento: 100g de farinha de trigo; 60g de fermento de padeiro; 1dl de leite ligeiramente amornado. Para completar o bolo-rei: 800g de farinha de trigo; 225g de margarina; 225g de açúcar; raspa de laranja; 6 ovos; 1 cálice de brandy (brandy??? será este o segredo: os miúdos bebem o resto q fica no copo?); 1 pitada de sal; farinha para polvilhar qb e 250g de frutas sortidas.
Ponha de parte umas tantas frutas cristalizadas que, cortadas em tiras, são para decorar o bolo.
As frutas restantes devem ser picadas miúdas.
2. Amasse o fermento com a farinha e o leite; faça uma bola, dê-lhe um golpe em cruz e deixe levedar.
3. Coloque as 800g de farinha sobre a mesa, abra uma cavidade larga ao centro e deite aí a margarina, o açucar e a raspa de laranja, amassando-a muito bem.
4. Continuando a amassar, adicione o fermento e os ovos, um a um, ligando muito bem. Junte por fim o cálice de brandy.
5. Envolva tudo com farinha e amasse com energia (coitados dos miúdos...), cortando a massa com as mãos e batendo-a vivamente (agora percebo porque ontem a Margarida adormeceu tão cedo...) de modo a ficar fofa e leve, até que, com a ajuda de um pouco de farinha se descole. Misture na massa as frutas picadas, as passas, as nozes e os pinhões. Amasse, envolvendo tudo e formr uma bola.
6. Deixe levedar dentro de um alguidar coberto com um pano e em ambiente aquecido.
7. Logo que tenha levedado, duplicando de volume, despeje a massa em cima da mesa e pese porções de 880g pois cada uma dará um bolo de quilo. As quantidades que indicámos chegam normalmente para dois, de um quilo cada.
8. Abra ao meio e dê-lhe a forma de bolo-rei (em argola) e introduza a fava e a prenda, se desejar.
9. Coloque num tabuleiro e deixe levedar mais umas horas até duplicar de novo o volume (puxa! devem ter estado todo o dia na cozinha... coitados) e pinte depois com ovo batido, mas muito de leve para não deformar.
10. Coloque por cima as frutas de decoração e os montinhos de açúcar em pó. Leve a cozer em forno médio durante 20 a 25 minutos. Deve ficar cozido e bem fofinho (sim, estava). Para verificar espete-lhe um palito. Se pretende que as frutas fiquem brilhantes pinte-as com geleia.
Feliz 2008!
Antes de colocar mais alguma coisa (aqui só tenho é praticamente colocado é fofocas...) quero desejar a todos quantos me visitam um 2008 cheio de coisas boas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)